September 29, 2016

Nobreak e outras dicas para se proteger em caso de queda de energia

nobreak

Evite perdas de arquivos e danos aos computadores usando nobreak’s

Nobreak’s, estabilizadores e geradores de energia são equipamentos que aliados a medidas simples do dia a dia podem evitar muitos problemas causados pela rede elétrica. Sempre em época de verão, diversos transtornos povoam a vida dos brasileiros. Enchentes, trânsito, acidentes com raios, e sobretudo aumentam casos de danos à eletroeletrônicos por instabilidades no fornecimento de energia. Em 2015, o cenário pode ser ainda mais grave com a falta de chuvas no ano anterior, que prejudica diretamente a produção das hidrelétricas, principal fonte de energia do país.

As quedas e oscilações de energia são um velho problema do Brasil e da América Latina. O uso do nobreak é a melhor forma de proteção para os equipamentos eletrônicos. Ele não só estabiliza a voltagem da energia recebida da rede e encaminhada aos aparelhos, como os mantém funcionando com suas baterias internas. “Sobretudo na área de informática, o nobreak dá um suporte sensacional, ele protege os componentes eletrônicos e dá ao usuário total estabilidade em caso de oscilação de energia, pois o computador é abastecido através de suas baterias. E caso, não haja retorno imediato do fornecimento, há autonomia de até 15 minutos em alguns modelos, para que todos os trabalhos sejam salvos e o computador desligado de forma correta”, explica a consultora de TI Priscila Nascimento.

“O ideal é uma rede de proteção com estabilizadores, nobreak’s e um gerador, para garantir o fluxo constante de energia e evitar o desligamento antes do gerador entrar em operação. Há vários exemplos no nosso dia a dia, como em supermercados e hospitais, onde os computadores se mantém online. Independentemente do tamanho, todas empresas devem criar um plano de prevenção”, completa Priscila.

Os custos de um gerador está fora dos orçamento da maioria das empresas. Mas com o uso de estabilizadores e, sobretudo, do nobreak é possível minimizar os danos. Outras medidas também diminuem as ocorrências. A revisão da rede elétrica é uma delas. A disposição dos computadores e outros periféricos no ambiente de trabalho também ajuda a impedir danos, evitando o compartilhando e a sobrecargas de poucas tomadas. Segundo Priscila, “Os computadores são hoje as principais ferramentas de trabalho, em todos os segmentos dependemos deles, a gestão de seu uso evita custos extras de manutenção aumentando a durabilidade dos produtos. E claro, deixa os equipamentos à disposição dos funcionários no dia a dia”.