April 4, 2018

Governança de TI

Governança de TI. O que podemos falar sobre?

governança de tiEstamos aqui escrevendo sobre mais um assunto inerente ao mundo da tecnologia da informação nas empresas: a governança de ti. Mas do que este assunto se trata?

De uma maneira generalizada podemos dizer que a governança de TI é um método de gestão onde é possível administrar as funcionalidades existentes atualmente dentro de sua TI, assim como planejar melhorias e futuras ampliações, e claro tudo focado à melhora e otimização dos processos “core” do business como um todo. A governança de TI atual é ditada principalmente pelo COBIT.

Algumas revistas eletrônicas publicaram diversos artigos a respeito, porém muitos deles são puramente “propagandas compradas” pelas grandes corporações interessadas em mascarar seus indicadores de resultados. Porém, mesmo assim, é possível encontrar muitos materiais bons e sem comprometimento de informações.

Muitos executivos ainda não compreendem o valor da governança, principalmente em nosso país onde mais da metade dos empregos são gerados pelas micro e pequenas empresas, porém, isso tende a mudar com o tempo pois a tecnologia está impulsionando cada vez mais e todas as empresas, sejam elas de 1 ou 1000 funcionários devem no mínimo possuírem um pequeno sistema de ERP, pois até mesmo as notas fiscais hoje são eletrônicas.

Vale também ressaltar que as empresas que possuem governança de ti estão lucrando cerca de 20% a mais do que as empresas que não a possuem. Isto é fato consumado.

Você vai ficar de fora desta?